Crescendo na Graça - Deus



Ontem começamos juntos a caminhar uma jornada que, pouco a pouco, nos deve levar a crescer na graça e conhecimento de Deus. Não existem atalhos que nos ajudem a tal processo de transformação que é resultado do encontro com Deus. Somente o Senhor é capaz de fazer sua boa e perfeita obra.

Hoje, começaremos a explorar os Trinta-Nove Artigos da "Free Church" no Brasil (Igreja Anglicana Reformada). Um dos aspectos que sempre destaquei da sabedoria do Arcebispo Cranmer, seguindo a confissão de Augsburg, tem a ver com o fato de que começou explicando primeiro o artigo referente à fé na Trindade.

ARTIGO I - DA FÉ NA SANTÍSSIMA TRINDADE
Há um único Deus, vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo, indivisível não sujeito à paixões, de infinito poder, sabedoria e bondade; Criador e Sustentador de todas as coisas visíveis e invisíveis. E na unidade desta Divindade há três Pessoas, da mesma substância, poder e eternidade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Este Artigo de Fé se abre como um mistério diante do leitor. Os eruditos precisaram dedicar muito tempo para ser capazes de encontrar as palavras que ajudassem a explicar a realidade de Deus. O desejo de responder às perguntas tais como, "quem era Deus?" "e como esse Deus é?" tem levado a séculos de dialogo, debate e estudo para compreender  Deus por cada geração de cristãos e conhecer mais profundamente esse único Deus vivo e verdadeiro, o Criador e Sustentador do Universo.

É compreensível a dificuldade para explicar aquilo que é desconhecido, e somente compreendido através da leitura das Escrituras Sagradas e da encarnação do Filho. Nossas mentes finitas têm grande dificuldade para compreender o Deus infinito e eterno. Talvez, seja muito pedir para o homem tentar compreender Deus, no entanto Deus se faz conhecido e deseja ter um encontro conosco e manter uma comunhão íntima e pessoal. As Escrituras chamam tal relacionamento de aliança e pacto.

A própria idéia de Deus ser Três pessoas e uma mesma substância, poder e eternidade, causa dificuldade. Não deveria nos surpreender com que facilidade o ser humano tem sempre mal-entendido o mistério da doutrina da Trindade, concluindo com posições que alteram a compreensão de Deus.

Isto nos leva a considerar a importância de que tentemos explicar, inclusive com as limitações humanas, o único Deus vivo e verdadeiro. A esperança é tentar trazer clareza onde se encontra confusão. A tarefa talvez seja quase impossível, já que pedir a uma criança de quatro anos compreender todo o pensamento filosófico e moral seria pedir além do compreensível. Nós enfrentamos o desafio de compreender um Deus infinito em sabedoria, poder e bondade, com mentes finitas e limitadas pelo espaço, tempo e cultura.

Se observamos a cultura atual, as pessoas hoje abraçam filosofias morais e conceitos teológicos contraditórios sem perceber. Resulta curioso, porque estamos em uma de era da informação e comunicação, porém a desinformação é geral e a falta de comunicação crescente. Existe uma pressão de tentar mostrar o valor e conhecimento que nós adquirimos. Contudo não são poucas as vezes que comprometemos os aspectos essenciais, acabando tendo uma imagem distorcida de Deus, criando uma crise de identidade. Há o desejo de retomar a relação com Deus, mas a tentação é fazer Deus à nossa imagem e semelhança, em vez de aceitar que nós somos feitos à imagem e semelhança do Criador vivo e verdadeiro.

A certeza e segurança da fé somente será possível, confessando com fé, esperança e amor as verdades eternas. "Ouve, ó Israel: o Senhor, nosso Deus, é o único Deus" (Dt 6.4). Este texto bíblico é o preâmbulo do maior dos Mandamentos, "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6.5, veja também Mt. 22.37; Mc 12.30). Jesus fez questão de nos encorajar a ter uma vida de adoração, louvor e gratidão com ação de graças a Deus. O culto não é outra coisa que viver em comunidade esta realidade.

Descobrir que o autor de Deuteronômio usa um termo que é singular e plural o mesmo tempo, nos causa confusão. Todavia, é inegável o desejo de explicar o mistério da Trindade. Deus tem uma mesma natureza, substância e poder, contudo é Três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Se faz urgente vencer a tentação de sistematizar e apresentar cientificamente a compreensão humana de Deus. Tentamos dividir as partes, desejosos de compreender a Deus, como se fosse uma peça de museu a ser estudada. Deus é invisível, sem parte e não se pode separar. Não podemos fazer a autópsia. Tentamos, contudo só resta acreditar naquilo que tem sido revelado de Deus pelo próprio Deus. Nossa sabedoria se esvanece diante do Senhor, como a areia escapa pelas mãos.

Ele é o Criador e Sustentador de todas as coisas. Isto traz segurança e paz no coração do afligido, esperança ao desanimado, determinação ao cansado, e fé ao descrente. Hoje, duas coisas restam para ser vividas. Primeiro, precisamos amar a Deus com todas nossas forças, toda nossa alma e todo nosso coração. Somente Deus é o sustentador, salvador e consolador. Ele é nosso Pai, também nosso Senhor e Salvador e, sem dúvida, Aquele que nos dá vida e nos permite dar o fruto do Espírito para a glória de Deus. Segundo, compreendemos a Eternidade de Deus. Ele é Deus sobre o tempo, o futuro e o amanhã. Sejam quais sejam os problemas, o amanhã pertence ao Senhor. Hoje, nos tem sido concedido o tempo para orar e adorar ao Senhor na beleza da Sua Santidade. Portanto, não perca tempo, e dedique cada dia um instante para estar em comunhão com Deus, meditar na Sua Palavra, participar do sacramento da Santa Comunhão e viver em unidade com toda a Santa Igreja de Cristo.

Se confia no Senhor neste instante, tenha a certeza de que Ele nos ajudará a seguir pelo caminho que leva a vida eterna, plena e completa em Cristo. Assim, poderá crescer na graça e conhecimento de Deus.


TEXTOS PARA MEDITAR

Gênesis 1; Deuteronômio 6.4-5; Salmos 19; Isaías 40.28-31; Isaías 45.5-23; João 10.30-33; João 14.


PERGUNTAS PARA REFLETIR

- Quais são as caraterísticas (atributos) de Deus que pensa ser mais significativas no Artigo?

- Tente explicar com suas próprias palavras, como o Filho e o Espírito Santo são iguais ao Pai, mas diferentes ao mesmo tempo.

- Tome tempo para reler o texto de hoje, e crescer na sua compreensão do Senhor. O que você tem aprendido hoje?


LIVROS PARA SEGUIR CRESCENDO NA GRAÇA

BRAY, G., A doutrina de Deus, Editora Cultura Cristã, SP.

PACKER, J.I., Conhecimento de Deus, Editora Cultura Cristã, SP.

SPROUL, R.C., O Que é a Trindade?, Editora Fiel, SP.




0 Comentários